terça-feira, 10 de novembro de 2009

Uma foto vale mais que mil palavras

Alexandre de Souza de 38 anos passa um pouco de sua expêriencia em registrar momentos ,atráves de uma câmera o repórter fotográfico realizou uma palestra para os alunos do 6º semestre de jornalismo com a proposta de mostrar como é a rotina da profissão de ser um repórter fotográfico.
Ha 20 anos dentro do jornalismo o palestrante descobriu sua paixão como repórter fotográfico,trabalhou no jornal Comarca onde iniciou como jornaleiro aos 16 anos de idade.
Passado algum tempo foi chamado a fazer alguns serviços internos,quando percebeu sua paixão pela fotográfia e mais que issobuscar ângulos diferentes e se destacar na sua profissão.
Para Alexandre a foto tem que ser um bom casamento com o texto.
Após 6 anos trabalhando com sua paixão que nada mais nada menos fotojornalismo Alexandre trabalhou no jornal Comarca,jornal da cidade,na agência exterior até ser convidado a trabalhar no jornal folha da região onde permanece á 9 anos.
Ele relata que para se ter uma boa foto é necessário imagens que o seu editor necessita para ser publicada com uma matéria de qualidade.
Alexandre durante a entrevista relata que sua preferência é registrar fotos para a editoria policial"fala bem humorado que não é carniceiro".
Alexandre mostrou também diversas fotos sem ser do estilo que ele mais gosta ,que é preciso ter olhar criativo e qualquer coisa simples pode virar uma maravilhosa foto ai vai do profissional ter olhar clinico,foram várias as experiências que levaram ele ter essa visão,comenta ainda que não adianta confiar só na tecnologia é necessário colocar as mãos.
A fotografia segundo o palestrante é estado de espirito tanto do fotográfo como do entrevistado pois a foto congela a imagem na hora ,nada passa sespercebido.
Para se ter uma boa foto ele chega a tirar 80 a 120 fotos para poder escolher uma ou duas.
Foi uma palestra descontraida apesar de algumas fotos nos deixaram meios deslocados fotos chocantes ,ai nos deparamos que uma foto vale mais que mil palavras.

Nenhum comentário: