terça-feira, 10 de novembro de 2009

Uma foto vale mais que mil palavras

Alexandre de Souza de 38 anos passa um pouco de sua expêriencia em registrar momentos ,atráves de uma câmera o repórter fotográfico realizou uma palestra para os alunos do 6º semestre de jornalismo com a proposta de mostrar como é a rotina da profissão de ser um repórter fotográfico.
Ha 20 anos dentro do jornalismo o palestrante descobriu sua paixão como repórter fotográfico,trabalhou no jornal Comarca onde iniciou como jornaleiro aos 16 anos de idade.
Passado algum tempo foi chamado a fazer alguns serviços internos,quando percebeu sua paixão pela fotográfia e mais que issobuscar ângulos diferentes e se destacar na sua profissão.
Para Alexandre a foto tem que ser um bom casamento com o texto.
Após 6 anos trabalhando com sua paixão que nada mais nada menos fotojornalismo Alexandre trabalhou no jornal Comarca,jornal da cidade,na agência exterior até ser convidado a trabalhar no jornal folha da região onde permanece á 9 anos.
Ele relata que para se ter uma boa foto é necessário imagens que o seu editor necessita para ser publicada com uma matéria de qualidade.
Alexandre durante a entrevista relata que sua preferência é registrar fotos para a editoria policial"fala bem humorado que não é carniceiro".
Alexandre mostrou também diversas fotos sem ser do estilo que ele mais gosta ,que é preciso ter olhar criativo e qualquer coisa simples pode virar uma maravilhosa foto ai vai do profissional ter olhar clinico,foram várias as experiências que levaram ele ter essa visão,comenta ainda que não adianta confiar só na tecnologia é necessário colocar as mãos.
A fotografia segundo o palestrante é estado de espirito tanto do fotográfo como do entrevistado pois a foto congela a imagem na hora ,nada passa sespercebido.
Para se ter uma boa foto ele chega a tirar 80 a 120 fotos para poder escolher uma ou duas.
Foi uma palestra descontraida apesar de algumas fotos nos deixaram meios deslocados fotos chocantes ,ai nos deparamos que uma foto vale mais que mil palavras.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Críticas e moderação vão bem

A utilização de ferramentas virtuiais e todos os recursos que ela disponibiliza hoje no mundo virtual são as mais variadas possíveis seja de informação, de entreterimento hoje no mundo globalizado tem sido uma rotina comum e apesar disto entra em confronto com uma realidade da vida cotidiana de muitas pessoas.

Apesar do recente caso dos blogueiros do resenha 6 ,é importante ter a consciência de se expressar pois não estão falando para meia dúzia de pessoas mas sim para o mundo virtual ver.

Quando há casos como esse de repercursão onde blogueiros podem ser processados e levarem as consequência disto por um período extenso pode haver ai um retrocesso no tempo ,chegando ha perder a sua oportunidade de se expressar,blog pode ser uma ferramenta onde você expressa tudo que pensa e sente sem limites e preconceitos.

Mas é necessário ter uma visão de que não é só você que está lendo aquilo que você escreve como neste caso do resenha 6 , onde blogueiros e dono de bar entram numa contradição levando ai problemas sérios com consequência proporcionais .
Apesar de o blog ser um espaço onde você coloca o que pensa é necessário tem ética e respeitar as pessoas, de uma forma de poder criticar mas sem ofender muitas vezes a crítica feita com bom humor resolva mais do que certo termos chulos.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Jovem blogueiro de sucesso

A internet é a mídia que permite dar espaço para pessoas com idéias e com um pouco de dedicação a conquistarem um espaço que muitos gostariam de alcançar e ter "sucesso" e lógico uma rensa satisfatória.
Igor de Souza Pucci de 25 anos consedeu aos alunos do 6º semestre de jornalismo uma entrevista coletiva relatando o seu atual sucesso como blogueiro.
Para o jovem ganhar dinheiro como blogueiro não foi tarefa difícil para ele ,simplesmente teve á idéia de postar fotos engraçadas e divertidas e criou um site mais conhecido no mundo virtual o Orkut.
Com isso dispertou a idéia de criar um blog que se chama "Pérolas do Orkut"(www.perolasdoorkut.com).
Seu objetivo era postar fotos engraçadas e divertidas que chamasem á atenção o jovem não tinha noção que a idéia lhe renderia tanto suceso que chegou o dia que "bombou" conta Igor.
Igor revela que antes ele navegava atrás da fotos hoje é o contrário .
Hoje em dia o Pérolas do Orkut tem em média 1000 e-mail diários onde as pessos querem ter suas fotos postadas, mas é necessário fazer uma seleção e para isso o critério que da mais audiência.
O jovem também relata que existe 2 categorias e cada uma delas é abastecidas por 4 fotos e cada uma delas 60 comentários em média.
Igor nos conta que seu maior acesso foi de 50 mil acessos em um único dia,para sua surpresa.
O jovem conta também que não trabalha com outra coisa ha não ser blogs;Igor é formado em ciências da computação.
Atualmente Igor está cursando pós-graduação em marketing na UEL.
Omais curioso foi quando Igor falou quantas hora de trabalho ele tem , para indignção de todos 2 horas por dia com uma renda de 8.000 mês, quando todos que estavam presentes ficou de olhos arregalados.
Igor da alguma dicas de sucesso para aqueles que pretendem ganhar dinheiro com blogs ele resalta que buscar algo inivador, com bastante conteúdo e o resto é divulgar.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

A timidez revela lado artístico de araçatubense

A internet hoje e tão comentada a web 2.0 da espaço para pessoas anônimas que queram expressar aquilo que pensam e são,em seu mundo real.

Em uma visita recente os alunos do 6º semestre de jornalismo tiveram a possibilidade de estar assistindo alguns vídeos de uma estudante que faz a diferença no mundo digital.

Com aparência de uma pessoa muito tímida á convidada da noite fala um pouco de seu trabalho que realiza no yuotube.Lúcia publica vídeos em seu canal ,tudo começou com uma brincadeira onde no seu cotidiano e sua timidez atrapalhava um pouco sua vida pessoal,com isso começou a tocar violão e cantar e assim passou agravar os vídeos que fazia em sua casa com objetivo de extravassar.

Lúcia de apenas 21 anos não imaginava que seus vídeos fossem ter a repercução que esteve no mundo virtual,para supresa da jovem hoje ela tem 492 seguidores e mais de 151 vídeos publicado no yuotube.

Para surpresa da jovem universitária de Direito do 4ºda faculdade Unitoledo Lúcia teve vários vídeos em destaques como por exemplo a performance do pikachu com 213.000 acessos e outro vídeo como Senhor dos Anéis com 160.000 acessos.

Alguns vídeos saiu de sua imaginação e o que pesquisa no yuotube e acha interessante ela procura imitar de sua forma, geralmente em momento que ela está triste,alegre e alguma novidade que lhe chame á ateção.

Lúcia produz seus vídeos porque gosta não se preocupa em ficar famosa, com seus espaço para suas publicações inspirou mais ainda a passar para as pessoas tudo aquilo que muitas vezes não consegue fazer diante de vários pessoas mas no mundo virtual Lúcia não tem limite de timidez ela estravassa literalmente ,coloca tudo aquilo que ela realmente ,as pessoas que são mais próximas dela falam que ela parece louca mas na verdade é seu mundo .

Esse trabalho não vai afetar sua vida acadêmica mesmo porque ela toma todos os cuidados necessários como em relação as músicas que interpreta em relação a direitos autorais,Lúcia explica ainda que não ve situação que possa a vir prejudicar sua carreira pois não faço apologia ao racismo,pedofilia e até mesmo com todos os tipos de preconceitos.Tenho cuidado antes de postar meus vídeos na rede.

A jovem estudante de direito tem várias performance como aparece canta,dança e toca instrumentos além do talento o gosto musical é bem eclético pois resaltou gosto de rock,pop,clássico e música sertaja raiz não a atual.

Lúcia pretende um dia compor e tocar suas músicas que é na verdade o seu mundo.

Realmente a jovem é um talento no mundo digital.

Para acessar o conteúdo produzido por ela ,basta digitar www.youtube.com.br/lucirello

quinta-feira, 2 de julho de 2009


Viviane Cortez
Estudante Universitária de Jornalismo.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

A MENTE HUMANA

A mente humana grava e executa tudo que é inviado.
Seja através de palavras, pensamentos ou atos,seus ou terceiros,sejam positivos ou negativos.
Basta que você os aceite.
Essa ação sempre acontecerá, independentes se tragam ou não resultados positivos prá você.
Um cientista de Phoenix(Arizona) queria provar essa teoria.Precisava de um voluntário que chegasse ás últimas consequências.Conseguiu um em uma penitenciária .Era um condenado á morte,que seria executado em uma cadeira elétrica.
O cientista lhe propôs o seguinte:Ele participaria de uma expêriencia cientifica , na qual seria feito um pequeno corte em seu pulso,o suficiente para gotejar o seu sangue até á última gota.Ele teria uma chance de sobreviver,caso o sangue coagulasse.
Se isso acontecesse,ele ganharia a liberdade ,caso contrário ,ele iria falecer pela perda de sangue,porém ,teria uma morte sem sofrimento e dor.
O condenado aceitou ,pois era preferível do que morrer na cadeira elétrica, e ainda teria a chance de sobreviver .Foi então colocado em uma cama alta, dessas de hospital e amarraram o seu corpo para que não se movesse .Fizeram um pequeno corte em seu pulso.Abaixo do pulso, foi colocada uma pequena vasilha de alumínio .Foi dito a ele que ouviria o gotejar se seu sangue na vasilha.
O corte foi superficial e não atingiu nenhuma veia ou arteria , mas foi o suficiente para que ele sentisse o seu pulso sendo cortado.Sem que ele soubesse , debaixo da cama tinha um frasco de soro com uma pequena válvula .Ao cortarem seu pulso, abriram a válvula do frasco para que ele acreditasse que era o sangue dele que estava pingando na vasilha de alunínio .
Na verdade , era o soro do frasco que gotejava .De 10 em 10 minutos, o cientista sem que o condenado visse , fechava um pouco a válvula do frasco e o gotejamento diminuía.O condenado acreditava que era seu sangue que estava diminuindo.
Com o passar do tempo , foi perdendo a cor e ficando cada vez mais pálido.Quando o cientista fechou a válvula...teve uma parada cardíaca e morreu,sem ter perdido uma gota de sangue.
O cientista conseguiu provar que a mente humana cumpre ao pé da letra ,tudo que lhe é enviado e aceito pela pessoa , seja positivo ou negativo e que sua ação envolve todo organismo,quer seja na parte psíquica quer seja na parte orgânica .
Essa pesquisa é um alerta para filtrarmos o que enviamos para a nossa mente , pois ela não destingue o real da fantasia ,o certo do errado , simplismente grava e executa o que lhe enviamos.
"QUEM PENSA QUE VAI FRACASSAR,JÁ FRACASSOU ANTES MESMO DE TENTAR"
Somos o que pensamos e acreditamos ser.Há duas maneiras de se viver a vida:Uma é acreditar que não existe milagre , a outra é acreditar que todas as coisas são milagres de DEUS.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Importante ferramenta de trabalho

Importante ferramenta de trabalho



Durante as aulas de jornalismo on-line, aprendi várias coisas e posso dizer que os blogs ainda nem chegaram perto do potencial que verdadeiramente têm.

Duas das coisas que considero mais interessantes a respeito dos blogs é a possibilidade de compartilhar informações em grande velocidade e abrangência.

A reputação de um profissional da imprensa também se constrói ao longo de matérias e reportagens bem apuradas, escritas e editadas, no dia-a-dia.

O Blog é uma espécie de site de notícias, onde você pode exprimir sua opinião, colocar fotos, imagens, vídeos e músicas.

Você pode criar um blog através de sites que disponibilizem esses serviços, a maioria deles é gratuita.

O jornalista deve também aprender ferramentas da Web mas acima de tudo, nunca se esqueça que qualidades como a ética, a flexibilidade, e um forte alicerce jornalístico nunca podem ser deixadas para trás.

Blog não é só gerar opinião ou informação, mas também é troca. São criadas interações com o leitor, bem como redes de contato. É uma relação bastante diferente do antigo jornalismo.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Contar palavras

Antes de chegar na faculdade , todas as noites passo na cassa da minha amiga, quando hoje se deparamos na área com um gambá, pânico total três mulheres e um gamba,que situaçõa, não sabiamos o que fazer até uma de minhas amigas resolveu chamar os bombeiros, pois ,bem dentro de algum minutos chegaram . Todos riam mas não conseguiram pegar o gambá, até os bombeiros riram da situação.
Conclusão três mulheres e um gambá .